Lyana era a pessoa mais louca que eu já tinha conhecido na vida, eu amava isso, e sem dúvida nenhuma, eu era a pessoa mais louca do planeta para aceitar as loucuras dela. Você despencaria da sua cama quentinha e confortável numa noite gelada pra ir pra uma praça só por causa da sua melhor amiga? Bom, foi isso que eu fiz, Lya me mandou mensagem uma da manhã pedindo que eu fosse pra praça da nossa pequena cidade, repito, UMA DA MANHÃ. Mas eu fui né, eu fui e lá estava ela, no meio da praça encostada numa pilastra, a meia luz do bar ainda aberto iluminava parte do rosto pálido da garota que tinha as mãos escondidas dentro do bolso do moletom de Harry Potter que ela tanto amava, os cabelos escondidos dentro do boné de tricô que ela nunca largava e tinha também uma calça de pijama, realmente, aquilo era simplesmente típico de Lya mas mesmo assim, me fez esboçar um sorrisinho antes de me aproximar
-Oi - Falei fazendo-a levar um pequeno susto
-Você veio- Constatou- Achei que estivesse dormindo
-Não estava, o que quer fazer aqui a essa hora?
Ela abriu um sorriso daqueles que às vezes faziam meu coração sorrir também mas que deixavam bem explícito que ela estava aprontando alguma coisa
-Vem
Ela pegou minha mão me conduzindo pelas ruas da cidade até o clube da tia dela, puxando uma chave da manga e simplesmente abrindo as portas uma atrás da outra e quando eu vi, nós estávamos na área da piscina e como ela se localizou até ali no breu total era um daqueles mistérios que ela provavelmente nunca me deixaria desvendar
-O que você tá fazendo, Lya? Como conseguiu as chaves daqui?
-Titia tá numa fossa gigante por causa do ex e foi resolver isso com um banho de loja em paris, mamãe ficou com as chaves daqui e eu peguei emprestado
-Ainda me surpreendo com a quantidade de dinheiro da sua tia, mas você realmente pegou a chave emprestado
-Peguei emprestado no modo Lya
Aí eu entendi, o "pegar emprestado no modo Lya” era roubar e devolver depois como se nada tivesse acontecido.
-E por que me trouxe aqui?
-O que se faz numa piscina, Sam?
-Tá frio, Lya!
-E você acha que eu ligo?- Ela sorriu- “O frio não vai mesmo me incomodar”
Elsa era a minha princesa favorita e a Lya sabia disso, foi aí que ela tirou o moletom que levou junto o boné deixando a luz da lua iluminar seu busto coberto apenas com um sutiã e os fios em tons de azul desbotados e a raiz mal feita por causa de seu ódio por cabeleireiros que a impedia de reforçar as cores com frequência e quando eu dei por mim a calça de pijama e os chinelos estavam no chão e ela se encontrava na piscina
-Vem, Sam! Tá quentinha!
-Eu não acredito mais em você, não adianta
Eu realmente não acreditava mais desde o dia que a gente veio nesse lugar pela primeira vez e sua versão mais nova falou que a água estava super quentinha e não estava, parecia que tinha tombado um caminhão de gelo na piscina e no dia seguinte eu acordei resfriada.
-Por favor- Ela implorou com um biquinho fofo e juntando as mãos
-Eu vou me arrepender disso- falei tirando o moletom, os sapatos e a calça.
-Aee- Ela comemorou enquanto entrava na piscina
E pra minha confirmação, parecia que tinha gelo na água
-Tá gelada, Lyaa- Reclamei- Como você consegue ficar aqui sem morrer?
-Dramática, deixa que eu te esquento
Ela nadou até mim e me abraçou por trás, Lya provavelmente não fazia ideia do quanto meu pobre coração disparou naquele momento, tanto que eu me afastei muito repentinamente fazendo-a se assustar
-O que foi?
-Você tá fria- Falei tentando não tremer- E se eu pegar um resfriado a culpa é sua
Ela riu
-Isso a gente vê amanhã, agora eu quero saber quem ganha a guerra de água
Ela jogou respingos em mim e eu lógico que revidei.
Saímos de lá umas horas depois de entrar e eu passei o resto da noite repetindo as cenas na minha mente “Isso a gente vê amanhã” Por que essa frase conseguia descrevê-la tão bem? Lyana era o tipo de pessoa que seguia a filosofia “Por que pensar nisso agora se eu posso deixar pra amanhã?, eu te garanto que você nunca a veria estudando ou fazendo alguma tarefa antes do último segundo anterior à entrega e ela conseguia fazer tudo a tempo e ir bem, isso me irritava muitas vezes nesses nossos 4 anos de amizade, mas curiosamente o momento que eu mais repassei tentando entender foi quando ela pulou em cima de mim e meu coração reagiu, Lya era alguém que amava contato físico e eu não sei quando meu coração começou a enlouquecer a cada toque dela, mas em algum momento ele começou.
***
Conheci Lya há 4 anos, numa briga. Sim, numa briga. Um garoto resolveu implicar comigo na praça -e com implicar, eu digo assediar mesmo- e eu de repente vi aquela menina com uma camiseta dos Vingadores e um boné de tricô verde na cabeça se aproximar com um olhar que deixava qualquer um com medo
-Esse aí tá incomodando? - Perguntou
-Sai, menina, tamo conversando aqui- O garoto disse tentando tocar em mim
-Se encostar nela, vai desejar não ter nascido
-Ô pirralha, para de encher o saco, acha que eu tenho medo de você?
-Eu avisei
Ela deu meia volta e foi de encontro a um grupo de garotos que deviam ter uns 18 anos e passar umas 25 horas por dia na academia. Foi assim que Lyana, uma garotinha de 12 anos botou um moleque de 15 pra correr depois veio até mim
-Ele fez alguma coisa com você?
-N-não… obrigada
-Que isso, não fiz mais que a minha obrigação
E então eu vi seu sorriso pela primeira vez e a gente simplesmente não desgrudou mais, Lyana ficou indignada quando descobriu que eu nunca tinha visto nada como Vingadores, Harry Potter, Star Wars e etc depois disso ela me fez assistir tudo em intermináveis maratonas na casa dela e lá estávamos nós de novo, quietas assistindo Star Wars e em todas a cena que a Princesa Leia aparecia ela fazia um escândalo me fazendo rir
-Eu amo essa mulher, ela é linda, poderosa, perfeita, deusa, dona do mundo
-Você pegaria ela?-Perguntei
-LÓGICO, admite, até você pegaria ela
-Talvez
-Sam, você já ficou com garotas?
-Você sabe que não- Falei, eu não estava gostando do rumo que essa conversa estava tomando
-Eu já
-Eu sei que já, você é lésbica
-Nunca sentiu nem vontade?- Ela se virou pra mim
Eu fiquei quieta, eu realmente não sabia responder aquilo sem expor a confusão que existia em mim cada vez que ela chegava perto e naquele momento ela estava perto. Absurdamente perto e eu sentia meu olhar vacilando pra olhar sua boca vermelha e então eu balancei a cabeça tentando desviar os pensamentos
-Eu vou buscar mais refrigerante
Levantei indo até a cozinha e quando eu voltei nós ficamos num absoluto silêncio até
até chegar na fatídica cena que a Princesa Leia beija o Luke
-Eu tenho tanto ódio dessa cena- Lya disse pela milésima vez- Ela literalmente beija o irmão!
-Tadinha, ela não sabia disso ainda- Eu ri
-Sam…- Ela se virou pra mim de novo, ficando absurdamente perto de novo e me assustando de novo
-Oi
-Me considera sua irmã?
Aquela pergunta me pegou de surpresa
-Q-quê? Lógico que considero...- Gaguejei
-Então acharia tão estranho me beijar quanto a Leia beijar o Luke?
-É diferente… ele são irmãos de sangue, você é minha melhor amiga
-Então não acharia estranho?
-Por quê quer tanto saber sobre beijos hoje?- Perguntei me afastando e jogando a bola pra ela
Lya só revirou os olhos e voltou a olhar pra mim
-Você é idiota, Samanta?
-Quê?
-Esquece, vê o filme
Tarde demais, depois daquilo a coisa que eu menos prestei atenção foi na revelação paternal nada delicada de Darth Vader e pela primeira vez, em quatro anos consecutivos, nenhuma de nós repetiu o icônico “Luke, eu sou seu pai” o que me levou a crer que ela também não estava prestando atenção e acabou que eu não aguentei aquele clima e comecei a prestar atenção nela, nos fios que um dia já haviam sido azul turquesa e que agora estavam apenas azulados, nas sardinhas fofas que traçavam constelações em suas bochechas, no moletom três números maior que o dela com um “Always” gigante estampado, seus olhos escuros fixados na tela e sua boca, comecei a pensar em como ela sempre estava tão vermelha e com pequenos machucados que ela acabava fazendo pelo nervosismo ou pra segurar alguma crise de riso, Lya tinha uma beleza única, característica dela e eu gostava, gostava de como essa beleza se acentuava quando ela olhava daquele jeito que parecia querer explodir o mundo que dava medo em qualquer um ou quando ela começava a brincar e fazer nós nos próprios cabelos por puro tédio, manias idiotas que só um grande observador ou um apaixonado perceberiam e eu devia ser muito observadora por era impossível eu estar apaixonada pela minha melhor amiga, não era? Aquela vontade de saber o gosto dos lábios dela, era só… curiosidade, não? Os disparos do meu coração a cada vez que ela se aproximava eram só erros de cálculo, não? Por que eu estava sentindo aquilo?
-Está me olhando a quarenta segundos, o que houve?- Ela disse sem tirar os olhos da tela
-Por que eu sou idiota?- Perguntei e ela respirou fundo e se virou pra mim pela terceira vez na noite
-Você realmente não percebeu, Samanta? Não percebeu que eu gosto de você? E que não é como sei lá, a Hermione ama o Harry, eu gosto de você de verdade, eu quero beijar você, eu quero acordar do seu em todas as manhãs pelo resto da minha vida, você consegue entender? Eu estou apaixonada por você, Samanta, satisfeita?
Era tarde demais para eu odiar a Lya pela mania dela de chegar perto demais das pessoas enquanto falava? Com certeza, mas eu era uma mania e aquela distância era um imã na minha mão e outro na nuca dela, onde ela foi parar fazendo com que um reflexo meu juntasse nossos lábios e me fizesse confirmar a doçura dos dela, após alguns segundos ela correspondeu e aquele foi um dos melhores momentos da minha vida, eu não sabia o que ia acontecer depois daí, mas como diria a própria Lya, as consequências a gente deixa pra amanhã.
Lyana era a pessoa mais louca que eu já havia conhecido na vida e eu -definitivamente- amava isso.


